Além de Natal ser a bela capital do Estado do Rio Grande do Norte, a cidade também pode ser um bom ponto de partida para conhecer outros destinos do Estado.
Por isso, na hora de considerar o que fazer em Natal – RN, o viajante não pode deixar de fora alguns Pontos Turísticos de Natal.
Alguns passeios são bastante clássicos, outros menos conhecidos mas não menos imperdíveis. Natal revela algumas boas opções de passeios bate-volta. São essenciais para que a viagem até o Rio Grande do Norte fique ainda melhor.
Praias ou lagoas? Dunas ou falésias? Passeios de buggy ou de barco? Piscinas naturais ou nadar com golfinhos? Tem de tudo o que a gente adora nesse litoral do RN. Confira a seguir alguns dos pontos turísticos imperdíveis para conhecer nos arredores de Natal.
Como vocês verão ao final dessa lista, ainda indicamos uma série de passeios e opções do que fazer em Natal que não tivemos tempo de realizar. Então fica a dica: calcule bem a quantidade de dias para essa viagem do Rio Grande do Norte. O mínimo recomendável é de 7 dias. Há muita coisa para conferir.
Ponta Negra
Ponta Negra é a praia-cartão postal de Natal. A invasão européia de 1999-2005 (época em que os turistas chegavam em vôos charter da Escandinávia) deixou o costume de alugar espreguiçadeiras, o que é raro no Nordeste. (Os ombrellones grandões, porém, têm sido substituído por guarda-sóis comuns, o que é uma pena.)
A praia sofre com a erosão e precisou reconstruir o calçadão há alguns anos, com reforço de uma barreira de pedras que pode não ser muito fotogênica, mas resolve o problema. O melhor banho está no canto direito, entre o fim do calçadão e o Morro do Careca: ali o mar é mais calminho e você pode usar a estrutura do Old Five (tel. 84/3025-7005), um restaurante-bar de praia pé na areia, que é o lugar mais civilizado para passar o dia por aqui.
Praia do Forte
A praia de banho mais gostoso de Natal fica escondidinha num ponto em que o passante só tem olhos para Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro. É protegida por recifes e vira uma piscina na maré baixa. Sua ida à Praia do Forte pode ser encorpada com outras atrações, tanto do lado de cá quanto do lado de lá da ponte.
Forte dos Reis Magos
O Forte dos Reis Magos é o marco de fundação da cidade de Natal, em 1599. Está precisando urgentemente de restauração, que já foi orçada mas não começou. Mesmo assim, o lugar vale uma passadinha.
Uma outra maneira de ver o Forte é do mar, a bordo do catamarã que faz o passeio do Rio Potengi e chega até as proximidades do Forte dos Reis Magos. A saída é do Iate Clube de Natal.
Mercado da Redinha
Ao pé da ponte, mas do outro lado da foz do Potengi, o Mercado da Redinha tem bares com vista privilegiada da ponte e de Natal — e guarda um tesouro culinário: as tapioqueiras que preparam ginga com tapioca (um peixinho miúdo que é espetado e frito, e então envolvo na tapioca que absorve a fritura e fica absurdamente saborosa).
Aquário Natal
Se você está com crianças, aproveite o passeio para dar um pulinho no Aquário Natal. Seus tanques expõem peixes do oceano e também de rio (como o pirarucu). Tem também tartarugas, pingüins, um hipopótamo e um tanque onde se pode tocar um tubarão manso de 2 metros. Pagando à parte, também dá para mergulhar de cilindro com tubarões.
Praia de Camurupim
28 km ao sul de Ponta Negra, a praia de Camurupim fica uma gostosura na maré baixa, quando seu recife represa a água do mar e transforma a praia numa enorme piscina. Consulte a tábua das marés (saiba como neste post) e programe sua parada aqui entre 90 minutos antes e 90 minutos depois do ponto mínimo da maré. Um bom lugar para estacionar, petiscar e tomar sol é o bar Flutuante do Mar (av. da Praia, 1994, tel. 84/3230-2020). Encaixe as outras atrações do sul de Natal nos momentos de maré alta.
Maior Cajueiro do Mundo
No caminho de ida ou de volta (agende-se de modo a não perder a maré baixa em Camurupim) você pode passar pelo Maior Cajueiro do Mundo em Pirangi. A maior árvore frutífera do planeta (de 8.500 m²) cresceu devido a uma anomalia genética que faz com que seus galhos, ao tocar o chão, desenvolvam raízes. Para um leigo, é impossível identificar que se trata de uma árvore só; você se sente num grande bosque de cajus. Ainda assim, a visão do mirante é impressionante (e de novembro a janeiro, época de caju maduro, você pode colher cajus no pé, sem pagar extra).
Mirante dos Golfinhos
Outra parada costumeira no circuito do turista é o Mirante dos Golfinhos, em Barra de Tabatinga — uma praia protegida por uma imponente falésia, prima-irmã das praias de Pipa.
Lagoa de Arituba
A Lagoa de Arituba é a alternativa de banho a Camurupim no momento de maré alta. A lagoa oferece caiaque e SUP para alugar. O caminho para chegar é o mesmo de Camurupim; fica à altura da praia, só que para o interior.
Ma-Noa
O Ma-Noa não é assim nenhum Beach Park, mas tem toboáguas invocados, uma piscina com correnteza e uma área dedicada a crianças pequenas. O restaurante serve almoço buffet e, nos dias em que a saída para os parrachos é muito cedo, café da manhã também.
Outras Praias de Natal
Mares de águas quentes, tranquilidade, badalação, conforto! Elaboramos uma lista com as praias mais interessantes de Natal.
Praia do Meio
A Praia do Meio é muito popular entre os moradores de Natal, mas não tão visitada por turistas de outros estados. Se você gosta de mares tranquilos, pode incluí-la na sua programação. Aliás, além de calma, a água é morninha, ou seja, dá para tomar banho por muito tempo sem incômodos.
Praia dos Artistas
A praia dos Artistas contempla belíssimos coqueiros ao longo de sua faixa de areia e está entre as mais populares da cidade. Ainda que a atmosfera local seja tranquila e acolhedora, o mar eventualmente pode ficar mais agitado, desse modo é importante ter cautela na hora do mergulho.
Praia da Areia Preta
Prédios de alto padrão no entorno, orla estruturada e mar tranquilo de águas claras conferem o tom da praia de Areia Preta, situada em um bairro com o mesmo nome. Perfeita para quem tem filhos pequenos, o mar tem pedras em algumas áreas, mas elas são bem visíveis, então não precisa se preocupar.
Praia Via Costeira
A praia Via Costeira fica no trecho que liga a zona sul à leste de Natal e é muito visitada pelos hóspedes de hotéis e pousadas das imediações. Sendo assim, eis um destino indicado a quem busca tranquilidade e mais espaços vazios na areia.
Praia do Pinto
Caso você queira fugir de verdade da badalação e entrar em contato com mostras puras da natureza natalense, recomendamos uma visita à Praia do Pinto.
Praia de Genipabu
Famosas no Brasil inteiro, as dunas de Genipabu estão situadas em Extremoz, município que fica a apenas 24 km de Natal, o que facilita bastante se você quiser dar um pulinho lá no início do dia e curtir o fim da tarde e a noite em Ponta Negra ou outros lugares bacanas da capital.
Além de curtir as enormes montanhas de areias branquinhas, o viajante vai amar passar o dia de sol no mar com ondas moderadas, fazer passeios de buggy e se deliciar com as opções gastronômicas.
Mais informações: www.encontranatal.com.br/sobre/praias-em-natal/